top of page
Buscar

Como podemos recuperar e/ou reparar o tempo "perdido" na nossa vida?


ree

Muitas vezes somos assaltados pela dolorosa sensação de que "perdemos" tempo com pessoas que se cruzam connosco e nada nos acrescentam a não ser sofrimento e desilusões, "perdemos" tempo a fazer coisas que com o próprio tempo perderam sentido, "perdemos" tempo em discussões que não nos levam a nada, "perdemos" tempo a gastar a pouca energia que, às vezes, possuímos, "perdemos" tempo porque nada fizemos...



E agora? como se recupera esse tempo perdido? como podemos reparar esse tempo "mal gasto"?

Em momentos sombra, de dor, obstáculos e desânimo, para poupar energia e não perder tempo, * desapegue-se, desvalorize; * ignore, não dê ouvidos às críticas que o desgastam; * dê tempo ao tempo, porque o tempo cura feridas; * acalme-se, porque nem tudo corre como desejamos; * não se martirize, não se castigue, pense no assunto apenas uma vez; * nunca se esqueça que é o principal responsável pela sua vida; * preocupe-se consigo, pense em si, deseje o seu bem maior.


Temos a perceção e a vontade de realizarmos mudanças e este é o primeiro grande passo para a verdadeira mudança. Já nos encontramos envolvidos numa energia de transformação. Falta avaliar se temos força interior, vontade para enfrentar e avançar.


Enfrentar e avançar são atos de coragem, porque temos de olhar para dentro de nós. Porque sabemos que vamos encontrar algo que os olhos do presente veem com desagrado sentimentos e ações do passado. O problema reside aqui.


O presente tem uma vivência que traz uma bagagem de aprendizagem. E essa aprendizagem foi feita à custa do passado. Por isso achamos que errámos. Ou que o que aconteceu não foi por culpa nossa, mas de alguém. Por isso sentimos que "perdemos" com pessoas, situações, ações, momentos.


Mude a sua visão. Não, não "perdemos" tempo. Apenas aprendemos. Sim, aprendemos com erros, dores, desgostos, desilusões, frustrações. É este o caminho. Sofrer para aprender. Aprender para evoluir.


A perceção de "tempo perdido" é uma luz ao fundo do túnel. Afinal, há luz! Vamos avançar, mesmo que devagarinho. Mesmo que a caminhada se faça passo a passo. Mesmo que haja quedas, dúvidas, indecisões, "erros". É hora de avançar! É hora de pegar na bagagem , mesmo que seja um fardo muito pesado, e recuperar, reparar o "tempo perdido" que, afinal, foi de aprendizagem. Simplesmente lições a aprender.


Então, disponha-se a fazer a sua caminhada. E a sua caminhada é a nossa caminhada. Porque estamos juntos, porque juntos somos mais fortes, porque unimos forças, conhecimentos, dores para partilhar e sairmos reforçados.


Numa primeira fase, vamos fazer uma caminhada de INTROSPEÇÃO e REFLEXÃO, desenvolvendo a perceção do que foi feito de forma precipitada, incompleta, "errada" ou até do que não foi feito e podia ter sido feito.


Faça sempre perguntas de uma forma isenta, imparcial e questione-se sempre "porquê"? e "como agi?" - quem me desiludiu? porquê? E eu, como agi? porquê?

Podem não lhe surgir respostas. Ou surgirão respostas sempre a responsabilizar os outros. Analise, em cada situação, as suas atitudes, palavras e comportamentos. Não se culpe. Não critique. Apenas analise de forma imparcial.

Para cada situação, tente recolher e reter uma aprendizagem. "O que aprendo com esta situação?". Não se foque na dor. Foque-se apenas no que poderá ter aprendido. Este é um processo de autoconhecimento, autodescoberta. Centre-se em si e apenas em si. Nesta fase, o que o outro fez ou disse, o seu papel, apenas importa para identificar a sua aprendizagem. Saia definitivamente da postura de culpar o outro ou culpar-se a si próprio. Nesta fase, isso está ultrapassado.


Agora, está em condições de passar à fase da ACEITAÇÃO, porque a luta interna ficará apaziguada. O facto já passou, pois o passado pertence ao passado. Agora, inicia-se um processo de cura através da aceitação. Não sinta revolta, não sinta ódio, não deseje vingança. Assim, perderá, de facto, tempo. Pense em si, na necessidade de pacificar o seu coração. Por isso, aceite. Já passou. Foque-se no que aprendeu. Esta é uma forma de recuperar o tempo "perdido" e que, afinal, foi de aprendizagem. Aceite, sinceramente, profundamente, pois para sempre sentirá alívio, tranquilidade e ficará pronta para a próxima fase.


Entramos na 3ª fase, a da AÇÃO. Disponha-se para a mudança, para a transformação, porque tem mais bagagem, mais conhecimento, porque aprendeu, porque já é um ser feito de experiências que se transformarão em ensinamentos.

No presente, neste momento, identifique momentos, pessoas, situações semelhantes aos que já viveu. Sim, os padrões repetem-se enquanto não são alterados. Após essa identificação, de forma consciente, mude os seus comportamentos, linguagem, atitudes, sentimentos. Assuma o comando. Não repita os mesmos padrões para poder recuperar e reparar o tempo "perdido", afinal, de ensinamentos. Se já identificou antigas situações, é hora de agir de forma diferente.


Ao conseguir alterar padrões repetitivos existentes na sua vida, entrou numa fase de CONSCIENCIALIZAÇÃO e RESPONSABILIZAÇÃO, pois sabe que é um agente de mudança que é responsável pelos seus atos, porque está consciente das aprendizagens que fez. Este processo é de evolução, porque a nossa Alma quer sempre mais e melhor, uma vez que o nosso caminho é em direção a um futuro iluminado.


Por consequência, entramos na fase da EXPANSÃO, uma vez que a consciência nos mostra metas e resultados, novas metas, mais resultados...é um permanente processo de crescimento e evolução.


A Alma continua sedenta de mais luz, de mais investimento em nós, de mais evolução, de mais Espiritualidade, de mais conhecimento interior, de mais alinhamento com a Fonte, porque essa é a nossa missão e, por isso, a necessidade vital da Expansão da Consciência.

Experimente fazer tudo isto. São sugestões para recuperar e reparar o tempo "perdido". Colherá resultados. Confie.


Abraço de Alma EvaA.


 
 
 

Comments


bottom of page